REFLEXÃO SOBRE AS REDES SOCIAIS, O VERÃO E O SOFRIMENTO SOCIAL 🚨
22 de Agosto de 2023

REFLEXÃO SOBRE AS REDES SOCIAIS, O VERÃO E O SOFRIMENTO SOCIAL 🚨

1 min de leitura

Alguns pacientes relatam-me que lhes custa muito, durante o Verão ver ‘todas as pessoas felizes e apaixonadas, a divertirem-se’. Escrevi esta reflexão para eles e para todos que têm dificuldade em distinguir a realidade daquilo que vêm no feed do instagram.

Antes de mais, é relevante referir que enquanto ferramenta de partilha, o IG é uma ferramenta louvável que me permite, a nível pessoal manter contacto com amigos de diferentes países e a nível profissional ter uma voz!

Portanto, o martelo tanto serve para construir uma casa como para dar uma cacetada no próximo. A questão não se prende com a ferramenta mas com a utilidade que lhe é dada. O fim para a qual é utilizada.

Quanto mais nos movermos por VALORES EXTRÍNSECOS, mais nos tronamos deprimidos ou ansiosos.

Quando fazemos algo apenas para pagar contas, para impressionar alguém (homem ou mulher) ou para fazer os nossos pais orgulhosos de nós, estamos a mover-nos apenas por VALORES EXTRÍNSECOS, tornando-nos mais deprimidos e ansiosos.

Por outro lado, quando nos movemos por VALORES INTRÍNSECOS, como tocar piano porque nos dá gozo e não para impressionar alguém, experienciamos mais a Plenitude, porque vamos de encontro à nossa Essência.

A sociedade dos dias de hoje está muito voltada para os Valores Extrínsecos das coisas.

Basta pensarmos no Instagram e os motivos pelos quais as pessoas o usam.

As pessoas estão num concerto do Elton John, por exemplo, e, em vez de desfrutarem dele, fazem stories para o Instagram!!!

Há imensos videos de concertos do Elton John no Youtube. As pessoas que fazem estas stories não as vão rever.

Então porque as fazem? Status Signaling, maioritariamente. Ponto.

Para gerarem uma imagem dum Status que gere interesse, inveja ou cobiça, nas outras pessoas. E, para gerarem uma representação do seu status, nos outros, não vivem a sua vida, tão plenamente.

Enquanto se vive para a próxima story ou para o próximo post, não se esteve no momento a 100%. Entre sessões fotográficas de 200 fotos, da qual se escolhe uma, e se espera likes numa validação narcísica vazia, a plenitude passou ao lado.

Cada vez mais gosto das pessoas que valorizam a privacidade. Das que vivem o momento.


Partilhar:
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter

← Voltar ao blog


Clínica da Boavista
  • Sobre
  • Blog
  • Contactos
  • Marcar Consulta

Clínica da Boavista
Todos os Direitos Reservados © 2023

Métodos de Pagamento